Nove governadores deixaram o cargo para concorrer ao Senado

TSE divulga que dos atuais senadores, 31 buscam a reeleição

Agência Senado |

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concorrerão a vagas no Senado nas eleições de 2010 onze candidatos que até o começo do ano governavam seus estados. Eleitos em 2006, eles deixaram seus cargos para tentar ocupar uma cadeira no Senado. São eles: Eduardo Braga (AM), Waldez Goes (AP), Aécio Neves (MG), Blairo Maggi (MT), Wellington Dias (PI), Vilma Faria (RN), Ivo Cassol (RO), Alcides Rodrigues (GO) e Roberto Requião (PR).

Também eleitos governadores em 2006, concorrerão ao Senado Cássio Cunha Lima (PB) e Marcelo Miranda (TO). Eles tiveram seus diplomas cassados pelo TSE e deixaram os mandatos antes de completá-los.

Em 3 de outubro haverá eleições para 54 das 81 vagas no Senado, o que representa dois terços da Casa. Dos atuais senadores, 31 deles buscam a reeleição.

Enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) se candidata à Presidência da República, outros senadores investem em candidaturas nos seus estados: ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT-SP); ao de Minas Gerais, Hélio Costa (PMDB-MG); ao de Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT-SC); ao do Amazonas concorre o senador Alfredo Nascimento (PR); ao de Alagoas, Fernando Collor (PTB); ao de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB); ao do Piauí, João Vicente Claudino (PI); e ao do Paraná, Osmar Dias (PDT-PR). Também um senador vai disputar como vice-governador, dois a deputado estadual e dois a deputado estadual.

E, ainda, dois membros da atual legislatura vão concorrer a deputado federal - Sergio Guerra (PSDB-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - eum a suplente de senador. A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) concorrerá ao cargo de deputada estadual. Por outro lado, doze senadores - entre eles Serys Slhessarenko (PT-MT) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) - decidiram não se candidatar a nenhum cargo político nas eleições de 2010.

    Leia tudo sobre: Senadoeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG