No bastidor, PMDB lançou 'três porquinhos' e Dilma adotou apelido

Apelido de Dutra, Cardozo e Palocci era visto como uma crítica, mas foi adotado pela campanha da presidenta eleita

Andréia Sadi, iG Brasília |

Os “três porquinhos” de Dilma Rousseff foram nomeados oficialmente pela presidenta eleita nesta sexta-feira, mas a brincadeira com Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo começou no mês passado, durante a campanha eleitoral. Hoje, ao discursar na reunião do Diretório Nacional, Dilma arrancou risadas da platéia ao batizá-los de três porquinhos. A presidenta eleita contou que o apelido era visto como uma crítica, mas passou a usá-lo porque era mais prático.

Agência Estado
Dilma entre Dutra e Cardozo
“Os três porquinhos foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas”, disse ela. Dutra e Cardozo, sentados ao lado da ex-candidata, caíram na gargalhada. Palocci não estava presente, mas a petista agradeceu o “último membro dos três porquinhos”.

PMDB

No auge da campanha do segundo turno, o trio de coordenadores que acompanharam a então candidata pelo País foi informado de que o PMDB, principal partido aliado, os havia apelidado nos bastidores com o título original da Disney. Resultado: Dilma gostou da brincadeira e adotou os três porquinhos para se referir a eles.

Como aconteceu durante o deslocamento do hotel para a sede da RedeTV, em Osasco, no dia 17 de outubro, os coordenadores se acomodaram cada um em um assento no helicóptero alugado pela campanha. Dilma, quando viu a jornalista e assessora Helena Chagas espremida entre eles, brincou: "Olha só! Agora é a Helena e os três porquinhos!"

Os próprios coordenadores passaram a fazer piada com o rótulo. Durante a reunião do Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira, o secretário-geral do partido foi questionado sobre a ausência de Antonio Palocci e respondeu que ele estava em uma reunião. Os jornalistas insistiram sobre o que se tratava e ele ironizou:

- Vocês acham que eu vou me intrometer na vida pessoal do meu amigo, um dos três porquinhos?

Cardozo brincou também afirmando que os três têm em comum a “barriga”. Eles têm reclamado que ganharam peso durante a campanha eleitoral. Já o presidente do PT, José Eduardo Dutra, questionou no Twitter, no último dia 6, o apelido, mas avisou que, dos três porquinhos, o Prático já tem dono.

No conto dos Três Porquinhos, Prático tem como companheiros os personagens Cícero e Heitor. Os porquinhos ganharam nomes quando a Disney transformou o conto em animação, em 1933.

Origens

Na história, os três saíram de casa e precisaram construir as suas próprias moradias. Cícero era o mais preguiçoso e construiu uma casa de palha, Heitor de madeira e Prático, uma mais estruturada. Quando o Lobo Mau, o quarto personagem do desenho, destrói a casa dos dois primeiros, estes fogem para a casa de Prático. O lobo não consegue derrubar a casa de Prático, tenta descer pela chaminé e foge ao descobrir que à sua espera estava uma panela para queimar a sua cauda.

Questionado por jornalistas, nesta sexta, sobre quem seria o “lobo mau” na história dos três porquinhos de Dilma, Cardozo deu apenas um meio sorriso e desconversou

    Leia tudo sobre: dilmacardozodutrapaloccitrês porquinhos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG