'Não precisamos ser iguais para fazer aliança', diz Lula em Minas

Ex-presidente sinaliza que irá articular alianças políticas nas próximas eleições municipais

Denise Motta, iG Mina Gerais |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou na tarde desta quinta-feira (18) que irá articular alianças políticas nas próximas eleições. Apesar de recomendar a políticos da base aliada que construam acordos com os mais variados partidos, Lula destacou ser uma “imbecilidade e uma loucura discutir 2014, se nem mesmo chegamos em 2012”. “Só existe uma pessoa que pode chamar esta conversa e tem o direito legítimo de tratar deste assunto, que é a companheira Dilma ( presidenta Dilma Rousseff )”.

Denise Motta/iG
Ex-presidente Lula visita diversas cidades de Minas Gerais

Lula participa de uma série de compromissos em Minas Gerais. Ele discursou por cerca de 30 minutos em um restaurante na Pampulha, em Belo Horizonte, nesta tarde. Durante sua exposição, destacou ser importante construir alianças políticas nos níveis municipal e estadual. Para Lula, o ideal seria que os partidos pudessem lançar sozinhos seus candidatos aos governos estaduais e municipais, mas a situação, na prática, é diferente.

“Não precisamos ser iguais para fazer aliança política. É a junção dos diferentes que permite a construção da democracia. Aqui em Minas temos que trabalhar muito mais”, afirmou, citando, ainda, como Estados estratégicos, o Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o ex-presidente, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), quando governador de Minas, foi um dos mais beneficiados por recursos federais na história do Estado.

Crise irresponsável

Nomeando a crise econômica internacional de “irresponsável”, o ex-presidente destacou que o problema do Brasil atual é “evitar que o país seja arranhado” pela turbulência. “O país deu um salto de qualidade e vai continuar”. O petista destacou existir apenas uma forma de trabalhar a crise: “dando ao povo trabalhador o direito de crescer.”

    Leia tudo sobre: LulaMinasEleições 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG