Município de Valença, no Rio, terá nova eleição em fevereiro

É a segunda vez que a Justiça Eleitoral remarca o pleito, desde a cassação do prefeito e do vice-prefeito, em agosto

iG Rio de Janeiro |

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (2) uma nova data para a eleição do prefeito de Valença, no sul fluminense. Os eleitores locais terão de retornar às urnas dia 6 de fevereiro. 

Localizada a 180 quilômetros da capital, a cidade enfrenta uma crise de comando desde agosto, quando o prefeito e o vice-prefeito foram cassados após serem acusados de exercerem o terceiro mandato consecutivo.

Os dois foram sucedidos interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fernandinho Graça, do PP. Na previsão inicial, ele ficaria no cargo até outubro, já que a Justiça Eleitoral havia decidido convocar nova eleição em outubro, simultâneamente às eleições majoritárias para presidente e governador.

As campanhas foram apresentadas, mas a nova eleição foi suspensa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o TRE-RJ marcasse uma nova data para o pleito, ainda este ano. Contudo, em votação nesta quinta-feira, o tribunal regional escolheu o dia 6 de fevereiro como o da votação.

É que pelas regras da lei eleitoral, qualquer eleição precisa ser realizada no prazo de 20 a 40 dias após aprovada a Resolução sobre novas eleições.

Com isso, atual presidente da Câmara de Vereadores fica no cargo até dezembro, quando passará o comando da cidade para seu sucessor na presidência da casa legislativa municipal, Paulinho da Farmácia (PPS). Este deve permanecer no cargo até a escolha do novo prefeito.

    Leia tudo sobre: eleiçõesvalençaprefeitocassadoTRE-RJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG