Mujica suspende viagem ao Brasil por tempestades no Uruguai

Presidente teria uma reunião de trabalho com Dilma, com quem iria almoçar; não há data prevista para novo encontro

iG São Paulo |

A viagem oficial que o presidente do Uruguai, José Mujica, faria nesta quinta-feira ao Brasil para se reunir com a presidenta Dilma Rousseff foi suspensa devido a fortes tempestades em Montevidéu.

Leia também: Dilma receberia Mujica em casa

AP
Não há data prevista para nova viagem de Mujica para o Brasil

O porta-voz da Presidência uruguaia, Gonzalo Carámbula, informou que a visita de Mujica foi "oficialmente suspensa" e "não tem nova data prevista". "Calculamos que a essa hora nosso embaixador já estará em Brasília administrando a situação. Temos muito interesse em acertar a viagem para o mais breve possível, mas há muito o que definir, porque há muita gente envolvida", disse Carámbula.

Índia: Dilma encomenda bolo de aniversário para filha

O porta-voz afirmou que a viagem foi suspensa devido à tempestade que castiga Montevidéu na manhã desta quinta-feira e que tornou impossível a decolagem do voo presidencial uruguaio. "Não só havia uma grande tempestade como esta seguia na mesma direção que o voo, por isso os pilotos decidiram suspendê-lo", informou Carámbula.

Mujica iria se encontrar com Dilma para discutir os impedimentos comerciais surgidos no Mercosul e possíveis fórmulas para reduzir o impacto na economia de seu país . A visita, que tinha duração prevista de sete horas, incluía uma reunião de trabalho com a presidente, com quem também iria almoçar no Palácio do Itamaraty antes de conceder uma entrevista coletiva.

O mandatário uruguaio marcou a viagem ao Brasil para retribuir a viagem que Dilma fez ao seu país, em maio. Ele viria acompanhado pelos ministros Luis Almagro (Relações Exteriores), Fernando Lorenzo (Economia e Finanças) e Roberto Kreimerman (Indústrias e Mineração).

Com EFE e Agência Brasil

    Leia tudo sobre: josé mujicauruguaidilma rousseffviagembrasília

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG