Moradores de rua reinauguram Palácio do Planalto

Márcia Lopes e Gilberto Carvalho recebem reivindicações de moradores de rua no primeiro evento público depois da reforma

Severino Motta, iG Brasília |

O Movimento Nacional da População de Rua foi recebido nesta tarde pelo Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pela ministra de Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, no Palácio do Planalto, no primeiro evento público desde a reforma do edifício. Na ocasião uma pauta de reivindicações foi entregue pelos líderes do movimento aos representantes do governo.

Veja infográfico e faça um tour virtual pelo novo Palácio do Planalto

A primeira ação pública no Palácio acontece um dia antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornar local . Após a reforma, o ambiente voltou ao estilo modernista que fazia parte do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer .

Gabinete de Lula

Apesar da reforma ter recuperado o estilo modernista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por manter seu gabinete com a antiga decoração. Ao invés de usar móveis da época de Juscelino Kubitscheck (JK), seguiu com o mobiliário da era de Getúlio Vargas, no estilo Pata de Leão.

Uma das poucas alterações no gabinete foi a inclusão de um rack do design brasileiro Sérgio Rodrigues e a realocação de uma pequena estátua de Jesus Cristo, que foi para a parede que fica atrás da mesa do Presidente.

Apesar de Lula ter optado pelo móveis Getulistas, os que seriam do gabinete de JK ficarão no Palácio e podem montar o gabinete do próximo presidente da República.

    Leia tudo sobre: palácio planaltoreinauguraçãoreforma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG