Miriam Belchior sai da disputa pela Prefeitura de Santo André

Após conversar com Lula e Dilma, ministra do Planejamento avisou que não deixará a pasta para concorrer na eleição municipal

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, desistiu de disputar a Prefeitura de Santo André . Miriam disse ao deputado estadual e pré-candidato Carlos Grana (PT-SP) que pretende permanecer no governo. Segundo fontes petistas, a decisão da ministra foi precedida por pedidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff .

AE
Decisão da ministra foi precedida por apelos de Lula e Dilma
“Conversei com a ministra durante o 4º Congresso do PT e ela confirmou que não é candidata e vai nos apoiar. Estamos preparando uma agenda para ela em Santo André”, disse Grana.

Na semana que vem, o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) também deve anunciar apoio a Grana que, assim, passará a ser o candidato único do PT para a Prefeitura de Santo André. O partido governou a cidade até 2008.

Viúva do prefeito Celso Daniel, assassinado em 2001, e muito próxima de Dilma, Miriam era vista como o nome mais forte na disputa interna. Antes de desistir, ela teve uma conversa com Lula em Bogotá, no início de agosto, quando ambos participaram do 1º Fórum Empresarial Brasil-Colômbia.

Lula já havia defendido publicamente que a ministra abandonasse a disputa e se dedicasse ao governo. Ao participar da Feira de Literatura de São Bernardo do Campo, há cerca de três semanas, o ex-presidente disse que Miriam é a nova “mãe do PAC”.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG