Ministros se reúnem para discutir Código Florestal

Wagner Rossi, Antonio Palocci, Izabella Teixeira e Afonso Florence querem um consenso do Planalto para as discussões do novo texto

AE |

selo

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou que será realizada agora pela manhã, no Palácio do Planalto, uma reunião para discutir o Código Florestal. Segundo Rossi, além dele, participarão da reunião os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Rossi disse apostar na votação, ainda em abril, do texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ontem, no entanto, a ministra Izabella havia afirmado que acreditava na possibilidade de prorrogação do decreto 6.514, de 2008, que vence em junho, com o objetivo de dar mais prazo para a averbação da reserva legal, para evitar que os produtores rurais entrem numa situação de ilegalidade.

"A solução é finalizar a construção do consenso. Levar a busca do consenso ao paroxismo", afirmou Rossi. Ele disse que já teve muitas reuniões, tanto com parlamentares da bancada ruralista, como com ambientalistas, assim como com a ministra Izabella. Rossi acredita que é possível buscar um ponto de equilíbrio no debate e que o texto vá à votação. 

"A prorrogação ( do decreto ) só será necessária se não houver consenso, mas não podemos colocar o agronegócio brasileiro inteiro na ilegalidade. Seria matar a galinha dos ovos de ouro", disse. "Temos de garantir segurança jurídica e também precisamos combinar dois valores: produção de alimentos para o mundo que tem fome e preservação do meio ambiente", ressaltou.

Sobre o problema de desabastecimento de etanol, Rossi disse que o governo está muito preocupado, que tem discutido com os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia, mas não falou sobre a possibilidade de taxar o açúcar e nem revelou outros instrumentos que poderão ser utilizados para melhorar o abastecimento.

    Leia tudo sobre: wagner rossicódigo florestal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG