Ministro apresentará queixa-crime contra Cid Gomes

Governador do Ceará havia dito que Ministério dos Transportes é "antro de corrupção"

Danilo Fariello, iG Brasília |

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, decidiu ingressar com uma queixa crime no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador do Ceará, Cid Gomes, para que ele responda pelas acusações que tem feito . Cid afirmou no sábado que o ministério é um “antro de corrupção”, conforme revelou a coluna Poder Online .

AE
O governador Cid Gomes
Desde então, o conflito cresce. O ministério dos Transportes divulgou uma primeira nota retrucando as críticas do governador, mas reconhecendo os problemas nas estradas. Cid sustentou a denúncia de que há corrupção no ministério. Agora, houve essa nova nota, em que o ministério afirma que Nascimento não se pronunciará mais sobre o assunto.

A nota apresenta a seguinte declaração do ministro: “Digo ao cidadão do Ceará que os problemas das estradas serão revertidos. Nosso trabalho será retomado em junho. Ao governador, reservo o meu silêncio. Ele que se entenda com a Justiça”

Veja, a seguir, a nota completa divulgada hoje pelo Ministério:

ESCLARECIMENTO

Sobre a manifestação do governador do Ceará, o Ministério dos Transportes gostaria de esclarecer o que segue:

1 – O Ministro de Estado dos Transportes, Alfredo Nascimento, ingressará com queixa crime junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a fim de que Cid Gomes responda pelas acusações que lhe têm imputado indevidamente. A ação será impetrada até amanhã.

2 – “Digo ao cidadão do Ceará que os problemas das estradas serão revertidos. Nosso trabalho será retomado em junho”, diz Nascimento. “Ao governador, reservo o meu silêncio. Ele que se entenda com a justiça”.

3 – Surpreende o ministro Alfredo Nascimento que a reação do governador tenha se dado apenas depois e, sobretudo, diante da circunstância que definiu o conjunto de medidas restauradoras para a malha viária cearense (com metas e cronograma fixados), cuja discussão envolveu deputados e senadores do Ceará durante reunião em 04/05/2011.

4 – O estabelecimento de medidas para a reconstrução de todas as rodovias federais do Ceará – cujo início está previsto para os primeiros dias de junho, ao fim do período chuvoso – não contou com a colaboração do governador. Registros oficiais informam que a última audiência concedida ao governador Cid Gomes deu-se em 29/10/2008. De lá para cá, o governador não fez nenhum pedido de reunião. Também não há registro de telefonemas do governador para Alfredo Nascimento, ou seu antecessor, no período.

5 – O Ministério dos Transportes, por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou novos editais de licitação para a recuperação da malha viária cearense, além de ter determinado a ampliação dos contratos existentes. Com o mesmo espírito, uma força-tarefa foi montada e já trabalha no órgão para dar celeridade ao trabalho.

6 – Tais medidas revertem a paralisia imposta ao órgão no Ceará, em decorrência de operação da Polícia Federal realizada no segundo semestre de 2010, que levou à suspensão de contratos para a apuração dos fatos e à nomeação de um interventor para administrar o DNIT.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG