Mendes Ribeiro e Micheletto são cotados para Ministério da Agricultura

Ministro Wagner Rossi entregou carta de demissão nesta quarta-feira

Adriano Ceolin, iG Brasília |

Logo após a demissão de Wagner Rossi do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira , setores da bancada do PMDB começaram a defender o nome do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR). Dentro do Palácio do Planalto, o nome mais cotado é de Mendes Ribeiro (PMDB-RS), atual líder do governo no Congresso.

Ruralista, Micheletto presidiu comissão especial da Câmara que alterou o Código Florestal Brasileiro. Mendes Ribeiro é aliado de primeira hora da presidenta Dilma Rousseff . Apesar de a seção do PMDB gaúcho ter apoiado José Serra na corrida presidencial de 2010, ele ficou com a petista desde o início.

Mendes Ribeiro foi escolhido líder do governo no Congresso no começo de julho, depois meses de indefinição por parte do Palácio do Planalto. Ele é amigo particular do chefe do gabinete pessoal da Presidência da República, Giles Azevedo.

O deputado Micheletto está em seu terceiro mandato como deputado federal. Ele mantém boa relação com Temer e o ex-ministro Wagner Rossi. O principal empecilho para ocupar a pasta é que pertence ao Paraná, Estado que já detém os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), ambos do PT.

Engenheiro agrônomo, Micheletto é catarinense, mas construiu toda sua vida profissional e política no oeste do Paraná, onde o agronegócio é a principal atividade econômica.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG