Marco Maia nomeia novo secretário-geral da Câmara

Sérgio Sampaio, antes diretor-geral da Casa, passa a subtituir Mozart Viana; indicação atende ao desejo de setores do PT

AE |

selo

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), nomeou Sérgio Sampaio, diretor-geral da Casa, para o cargo de secretário-geral da Mesa Diretora em substituição a Mozart Viana, que comandou a secretaria por duas décadas. A secretaria é responsável pelo cumprimento do regimento interno, pela condução do processo Legislativo, participando de todas as suas fases, desde o protocolo e distribuição de projetos às comissões à orientação da condução das votações no plenário.

Sérgio Sampaio foi secretário da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e chegou à diretoria-geral em 2001, nomeado pelo então presidente da Casa, Aécio Neves (PSDB-MG). Permaneceu no cargo durante as gestões de João Paulo Cunha (PT-SP), Severino Cavalcanti (PP-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Michel Temer (PMDB-SP).

A troca de cadeira de Sampaio atende ao desejo de setores do PT, que defendem mudança na diretoria-geral da Casa. O diretor-geral é o gestor do Orçamento e responsável por contratos e pagamentos. O sucessor de Sampaio ainda não foi escolhido.

A secretaria-geral é considerada uma das áreas mais eficientes da Casa. Durante 20 anos, Mozart construiu uma gestão profissional e transparente e conseguiu obter a confiança dos partidos políticos nas decisões e nas relações regimentais com a presidência da Câmara. A secretaria é vista como ponto de equilíbrio nas disputas regimentais partidárias. Mozart pediu demissão do cargo e assumiu a chefia de gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Servidores da secretaria-geral esperavam que fosse indicado para o cargo o consultor Fernando Saboya, chefe da assessoria técnico-jurídica do órgão e assessor direto de Mozart durante 19 anos, como forma de garantia de continuidade do trabalho do ex-secretário.

    Leia tudo sobre: CâmaraMarco Maia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG