Manifestantes protestam por libertação de Battisti em SP

Protesto aconteceu em frente ao Consulado Italiano na Avenida Paulista e reuniu intelectuais e movimentos sociais

iG São Paulo |

Um ato a favor da libertação do ex-ativista italiano Cesare Battisti aconteceu nessa sexta-feira (28) em frente ao Consulado Italiano na Avenida Paulista, São Paulo. Conforme antecipado pelo iG , o grupo composto por juristas, estudantes e professores universitários, denominado “Movimento Battisti Livre” se reuniu no local para sensibilizar os ministros do Supremo, que na volta do recesso em fevereiro devem analisar se a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respeitou o acordo entre os dois países.

Battisti é pivô de uma crise entre Brasil e Itália e de um imbróglio jurídico que já dura quase três anos em torno de sua extradição. Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, que chegou às bancas nesta sexta-feira (28), o ex-ativista italiano Cesare Battisti disse não acreditar em retaliação da Itália contra o Brasil em função da decisão de não extraditá-lo. "A Itália sempre foi um blefe. É a Itália quem precisa do Brasil. O que a mídia passa é muita mentira", afirmou. Parte da entrevista já havia sido antecipada pelo jornal no último dia 21, quando circulou a declaração de Battisti de que "me derrotar, é derrotar o Lula".

Em 2010, os ministros já haviam decidido que o italiano deveria ser extraditado, mas ressalvaram que esta decisão caberia apenas ao presidente da República. Lula argumentou que Battisti, condenado à revelia na Itália por suspeita de participação em quatro assassinatos, correria riscos se voltasse ao seu país. Os crimes, cometidos no fim dos anos 1970, foram atribuídos ao grupo Proletariados Armados pelo Comunismo (PAC), da qual Battisti fazia parte. O ex-ativista foi condenado à revelia após o ex-líder do PAC, Pietro Mutti, delatar o antigo companheiro como sendo autor dos crimes – o que Battisti nega.

*Com informações da AE

    Leia tudo sobre: cesare battistiatoconsulado italiano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG