Lula vai procurar oposição para debater reforma política

Ex-presidente volta a negociar acordo sobre reforma política e deve abrir agenda em encontro com aliados tradicionais

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai procurar os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff para discutir a reforma política. Além disso Lula orientou seus assessores a incluírem debates sobre a reforma política em todas suas viagens públicas pelo Brasil.

AE
Lula mandou assessores incluírem o tema da reforma política em suas viagens pelo País
Segundo interlocutores do ex-presidente, Lula deve iniciar as articulações pela reforma política com um evento reunindo o PT e seus aliados históricos, PSB e PC do B. Depois o ex-presidente vai procurar outros partidos da base do governo, principalmente o PMDB. O passo seguinte será a busca de diálogo com a oposição. Movimentos populares, sindicatos e setores organizados da sociedade também serão procurados.

De acordo com assessores, no primeiro momento Lula não vai apresentar propostas. A ideia é ouvir as sugestões e buscar os pontos de convergência.

Por enquanto a campanha de Lula pela reforma política será desvinculada dos movimentos do PT. O partido chegou a preparar uma resolução política na qual colocava o ex-presidente como protagonista da campanha pela reforma política. Mas o texto final, aprovado no sábado pelo diretório nacional petista, fala apenas em divulgar a reforma “com o ex-presidente Lula”.

Em outro flanco, Lula prepara um esforço para popularizar o tema. Assessores foram orientados a criar eventos sobre a reforma política em todas as viagens do ex-presidente pelo Brasil. A interlocutores próximos Lula tem dito que a reforma política é a “mãe de todas as reformas” no Brasil. Segundo ele, o assunto não pode ficar nas mãos da classe política, que tem interesse direto no tema e pode manipular a reforma de acordo com interesses pessoais.

    Leia tudo sobre: lulareforma política

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG