Lula usa forte do Exército para descansar com família no Guarujá

Exército não soube informar se o uso da estrutura é também prerrogativa de ex-presidentes, como acontece com o chefe do Executivo

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Ricardo Stuckert/PR
Guarujá foi um dos destinos favoritos de Lula durante o governo; presidente, entretanto, também passou férias em lugares como Fernando de Noronha (foto acima)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Forte dos Andradas, no Guarujá, onde vai passar uma temporada de férias com a família. A informação é do Comando Militar Sudeste, responsável pelo forte.

Segundo amigos do ex-presidente, Lula viajou com a família na manhã desta terça-feira. A ideia original era partir ainda na segunda-feira, mas a chuva fez o ex-presidente adiar os planos.

O Serviço de Comunicação Social do Exército (Secomsex) não soube informar se o uso de instalações da corporação para temporadas de veraneio é uma prerrogativa dos ex-presidentes. A assessoria de Imprensa da Presidência e a Comissão de Ética pública também não souberam se posicionar sobre a norma.

A única lei que diz respeito aos ex-presidentes é a 7.474/86, segundo a qual os ex-presidentes têm direito a quatro funcionários, dois automóveis e segurança pessoal pagos pelo governo. Não existe legislação sobre o uso de instalações públicas para uso pessoal de ex-presidentes.

O ex-presidente quer privacidade enquanto estiver de férias. Segundo a assessoria de comunicação do Exército em São Paulo, a imprensa não terá acesso ao forte durante a estadia do ex-presidente. O bloqueio é uma determinação que atende a pedido do “gabinete” de Lula.

Localizado próximo à Praia do Tombo, no Guarujá, o Forte dos Andradas foi o local preferido de Lula para férias nos oito anos em que esteve à frente do governo.

    Leia tudo sobre: governo luladilma rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG