Lula recebe prêmio do governo catalão por combate à pobreza

Ex-presidente anunciou que, se sua saúde permitir, estará presente na entrega do prêmio em Barcelona, prevista para junho

iG São Paulo |

Ricardo Stuckert/Divulgação
Em 29 de março, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes visitaram Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é confirmado como o vencedor do 24º Prêmio Internacional Catalunha, concedido anualmente pelo governo regional catalão (Generalitat) em reconhecimento às políticas sociais e econômicas.

Leia também: Lula receberá prêmio do Instituto Roosevelt por combate à pobreza

A escolha de Lula, por unanimidade, foi anunciada nesta segunda-feira por Artur Mas, presidente da Generalitat e também do júri.

O Prêmio Internacional Catalunha foi criado para reconhecer as pessoas cuja trajetória é relacionada com a promoção dos valores culturais, científicos e humanos.

Além de ter exaltado toda a trajetória de Lula, o presidente da Generalit assinalou que o júri também buscou reconhecer o caráter pessoal do ex-presidente brasileiro em sua luta contra a pobreza e a desigualdade.

Saiba mais:
- 'Vou voltar à política', diz Lula em mensagem de agradecimento
- Exames de Lula confirmam desaparecimento de tumor

Depois de agradecer o prêmio, Lula anunciou que, se sua saúde permitir, estará presente na entrega do prêmio em Barcelona, prevista para o mês de junho.

Na semana passada, exames confirmaram o desaparecimento do tumor na laringe do ex-presidente . A doença foi descoberta no final de outubro e Lula foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia .

Após receber a notícia, Lula divulgou um vídeo agradecendo ao apoio dos médicos, políticos e da população que rezaram e torceram por sua recuperação. Na mensagem, o ex-presidente anunciou também que retornaria à vida política.

Assista ao vídeo

Com EFE

    Leia tudo sobre: lulacâncer de lulabarcelonacatalunhaespanhaprêmio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG