Lula manda esvaziar gavetas e prepara brinde de despedida

Presidente, que vai brindar com vinho espumante, deu hoje a ordem para que suas gavetas sejam esvaziadas

Ricardo Galhardo, enviado a Brasília |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se despedir do escritório que ocupou nos últimos oito anos no terceiro andar do Palácio do Planalto com um brinde de vinho espumante. A despedida está marcada para a noite desta quinta-feira mas, como haverá expediente no palácio até o meio-dia do dia 31, não será uma surpresa se o presidente aparecer no gabinete na manhã de sexta-feira.

Nesta terça-feira, Lula finalmente deu a ordem para que suas gavetas sejam esvaziadas amanhã de manhã. Segundo a legislação, o presidente que sai do cargo deve deixar o gabinete absolutamente vazio para o que entra.

Segundo assessores, Lula emocionou-se ao dar a ordem para que suas gavetas sejam esvaziadas. Ele fez o pedido a auxiliares por telefone, de Fortaleza, onde lançou a pedra fundamental de uma refinaria durante sua última viagem oficial antes de deixar o cargo.

O brinde no Palácio do Planalto será o último encontro de Lula com seus auxiliares diretos no exercício do cargo. O presidente deve passar o réveillon apenas com a família e amigos próximos no Palácio da Alvorada. Além da mulher, filhos, noras e netos, apenas o ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar foi convidado.

Amigo de Lula há quase 40 anos, Bittar liderou o Sindicato dos Petroleiros de Campinas e formou junto com Luiz Gushiken (bancários de São Paulo) e Olívio Dutra (bancários do Rio Grande do Sul) o pilar sindicalista que deu origem ao PT.

Como a legislação também prevê que o ex-presidente saia de Brasília imediatamente depois de passar o cargo para o sucessor, Lula sai do Planalto direto para seu apartamento em São Bernardo do Campo, onde deve encarar mais festa.

O PT local preparou uma concentração na porta do prédio de Lula e disponibilizou um carro de som para o caso de Lula resolver discursar. A hipótese, no entanto, está praticamente descartada. Lula não quer ofuscar a posse de Dilma Rousseff .

Conheça abaixo o escritório que Lula ocupou durante o governo; o próprio presidente mostrou à reportagem do iG como ficou o gabinete após a reforma que foi finalizada este ano.

    Leia tudo sobre: governo luladilma roussefftransição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG