Lula ironiza Serra em entrevista

Lula disse que "Serra agora está sabendo tudo o que ele não sabia quando estava no governo"

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu a chance de alfinetar o pré-candidato do PSDB à presidência, José Serra, em entrevista ao “SBT Brasil” exibida na noite desta quarta-feira. Ao dizer que gostaria de ter cursado faculdade de economia, Lula acusou Serra (que é economista) de dizer hoje coisas que não fez quando participou do governo.

“O Serra agora está sabendo tudo o que ele não sabia quando estava no governo”, disse Lula.

Serra foi ministro do Planejamento e da Saúde nos governos de Fernando Henrique Cardoso. O pré-candidato tucano evitou entrar em polêmica com o presidente e disse que Lula seria um bom economista.

O presidente também disparou contra seu antecessor. Segundo ele, Fernando Henrique deixou de tomar medidas para combater a inflação em 2002 para evitar o desgaste políticos de seus candidatos nas eleições daquele ano.

“Em 2002 o governo poderia ter tomado atitudes para evitar a inflação, mas não fez por medo da eleição”, disse Lula.

O presidente garantiu que não permitirá que a disputa eleitoral influencie nos rumos da economia. Segundo ele, se for necessário aumentar ainda mais os juros para evitar a volta da inflação, o governo não vai titubear.

“Se tiver que subir o juro vai subir”, afirmou.

Lula disse também que pretende adotar uma atitude discreta na política depois que deixar o governo. “O que eu sei é que vocês vão poder dizer que nunca antes na história deste país um ex-presidente se comportou tão bem como ex-presidente. Não quero fazer comentários sobre quem estiver governando”, disse Lula.

    Leia tudo sobre: LulaSerra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG