Lula inaugura a distância agência da Previdência em Caetés

Já sem tempo para inaugurar pessoalmente algumas obras, presidente aproveitou a cerimônia para outras inaugurações

Agência Brasil |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta-feira (30), no penúltimo dia do mandato, a distância uma agência da Previdência Social em sua cidade natal, Caetés, Pernambuco. Lula nasceu em Caetés, mas há 64 anos a localidade era distrito de Garanhuns.

Agência Brasil
Lula, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende
Em evento com transmissão ao vivo e via satélite, o presidente conversou com o primeiro trabalhador rural que teve a aposentadoria concedida na agência. Identificado apenas por seu Cícero, o trabalhador comemorou a agilidade no processo de aposentadoria e contou que conheceu toda a família de Lula. O presidente brincou com Cícero pedindo ao recém-aposentado que guardasse um dinheirinho da aposentadoria para pagar a ele uma cerveja em uma futura viagem à cidade.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, fez questão de dizer durante seu discurso que Caetés estava recebendo a agência da Previdência devido ao número de habitantes. Caetés tem 26 mil habitantes, e a regra é instalar unidades em cidades com mais de 20 mil habitantes.

Já sem tempo para inaugurar pessoalmente as obras, na cerimônia no Palácio do Planalto o presidente Lula também fez, a distância, mais duas inaugurações em diferentes Estados. Uma delas foi a terceira cascata de enriquecimento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende (RJ), e a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó, que fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Lula criticou os peritos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) por causa da greve ocorrida este ano. “Eles foram ingratos comigo. Termino o mandato dizendo que estou chateado. Eles ganhavam quase nada, elevamos para R$ 14 mil e o agradecimento foi fazer uma greve pedindo mais”, disse.

A agência da Previdência de Caetés terá capacidade para atender cerca de 500 segurados por mês e realizar uma média de 50 perícias mensais. A cascata de enriquecimento de urânio torna as Indústrias Nucleares do Brasil a única fabricante de combustível nuclear no mundo com enriquecimento e fabricação no mesmo local. Já a usina hidrelétrica, localizada no Rio Uruguai, integra o plano de metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a obra completa estará pronta apenas em 2011.

    Leia tudo sobre: lulaobrasinauguração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG