Lula diz que sistema financeiro de países ricos está "apodrecido"

O presidente pediu para a União Europeia adotar medidas para enfrentar a crise e evitar que ela se alastre a todo o mundo

EFE |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o sistema financeiro dos países ricos está "apodrecido" e criticou a demora da Europa em reagir à crise que enfrenta.

"O sistema financeiro está apodrecido no mundo rico", afirmou o Lula, referindo-se à crise financeira iniciada nos Estados Unidos, em 2008, e aos atuais problemas nas finanças de alguns países europeus.

Em discurso pronunciado durante a inauguração de uma siderúrgica do grupo alemão ThyssenKrupp, no Rio de Janeiro, o presidente disse que o marco regulatório do sistema financeiro brasileiro "deveria servir de exemplo aos países desenvolvidos".

Lula pediu à União Europeia (UE) que adote medidas para enfrentar a crise que sofre e evitar que, como ocorreu com a crise financeira dos Estados Unidos, se alastre a todo o mundo.

"Quando alguém descobre que um paciente tem uma doença, não manda esperar, mas aplica o remédio. Não é possível que um país como a Grécia provoque uma crise em toda Europa", afirmou.

"Se a Europa tivesse resolvido rápido o problema da Grécia, a crise não teria chegado à Espanha, Portugal e Irlanda", acrescentou.

Lula comparou a demora da União Europeia em reagir à crise ao ocorrido nos Estados Unidos em 2008. "Todo mundo sabe que se o (então presidente americano, George) Bush tivesse colocado em julho de 2008 R$ 60 bilhões, o Lehman Brothers não teria quebrado".

Lula acrescentou que, em vez de impulsionar ajustes econômicos para enfrentar a crise, a Europa deveria seguir os passos dos emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China, mas também dos Estados Unidos, que preferem apostar em medidas para incentivar a economia.

"Nestas crises temos de fazer o contrário: investir. Foi o que nós fizemos e, por isso, o Brasil está em uma situação cômoda, boa economicamente", afirmou Lula, referindo-se aos ajustes fiscais que vêm impulsionando os países europeus.

    Leia tudo sobre: Lulasistema financeirounião europeia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG