Lula continua tão popular quanto Dilma na internet

Campeã de audiência no dia da posse, presidenta agora volta a registrar quase o mesmo número de citações que seu antecessor

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

No dia em que se tornou a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff recebeu de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva a faixa presidencial, as atribuições e poderes do cargo, e tomou do padrinho a dianteira entre os temas mais comentado do Twitter.

No dia em que se tornou ex-presidente, despediu-se dos funcionários do Planalto e voou em direção a São Bernardo do Campo, onde foi recebido com festa e deu início ao seu refúgio em seu apartamento, Lula foi assunto em 13 mil tweets. Enquanto isso, a nova ocupante do mais alto posto da República, já com a faixa no peito, disparava com mais de 101 mil comentários no microblog.

REUTERS/Paulo Whitaker
Número de referências a Dilma no Twitter disparou no dia da posse, mas aos poucos presidenta volta ao mesmo patamar de seu antecessor
O fenômeno, no entanto, durou poucas horas, como mostra o Termômetro da Política do iG . Já no dia seguinte da posse, bastou aparecer na sacada de seu apartamento vestindo camiseta regata, ao lado da mulher, Marisa Letícia, para que o ex-presidente fosse lembrado em 10 mil tweets de internautas em pleno feriado de réveillon.

Enquanto isso, Dilma recebia visitas de autoridades estrangeiras, dava posse aos primeiros ministros de sua equipe, e era alvo de 20,4 mil comentários na rede.

Dilma já havia superado o padrinho político em outra ocasião -- em outubro, quando foi eleita, ela chegou a ser mencionada em 4 milhões de tweets, enquanto Lula aparecia em 925 mil. Em novembro e dezembro, o desempenho foi parecido entre eles e, da posse em diante, a presidenta e o antigo chefe correm praticamente lado a lado entre os temas comentados pelos internautas de plantão.

Lula, em reclusão, e Dilma, em sua primeira semana na Presidência – quando começou a esboçar medidas para corte de gastos, melhorias em aeroportos e encarou a primeira crise com o PMDB, principal partido aliado, foram perdendo espaço na rede progressivamente. Na quarta-feira, por exemplo, ambos apareciam em 1,8 mil citações.

Avaliação

Menos de uma semana após a transmissão do cargo, Dilma e Lula apresentam desempenho parecido também no que se refere ao teor dos comentários. O ex-presidente, que deixou o cargo com aprovação recorde, tinham mais comentários positivos - 55,1% contra 44,9% de avaliações negativas. Já Dilma contava no início da tarde desta quinta-feira 53,4% de citações positivas, contra 46,6% negativas.

Nas últimas horas, os comentários relativos a Lula tinham como tema a viagem do ex-presidente ao Guarujá e os desdobramentos do caso Cesare Battisti, ex-ativista italiano condenado pelo assassinato de quatro pessoas e que recebeu refúgio do governo brasileiro no último dia de 2010.

Já Dilma era alvo de brincadeiras de internautas, que ainda falavam de suas roupas usadas na posse, e tema de reportagens sobre os primeiros dias de governo indicadas pelos usuários do programa.

    Leia tudo sobre: termômetro da políticadilma roussefflula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG