Lula começa a se despedir da Presidência

No último discurso do Dia do Trabalho, Lula pede que o povo tome decisões certas para que herança de seu governo siga adiante

iG São Paulo |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a se despedir do governo. Em seu pronunciamento na TV em rede nacional na noite desta quinta-feira, Lula faz balanço dos anos em que esteve na Presidência e diz saber que “o povo continuará conduzindo o Brasil no rumo certo”.

O presidente quebrou uma tradição e resolveu antecipar seu discurso do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio. “Esta é a última vez que falo com vocês, como presidente, para comemorar o nosso dia, o Dia do Trabalhador”. Esta foi a penúltima aparição de Lula em rede nacional obrigatória de rádio e TV antes da eleição. A última deve ser no dia 7 de setembro. Após as eleições, o presidente poderá aparecer novamente em rede nacional. 

Reprodução
As principais palavras do discurso de Lula

Ao longo do pronunciamento, Lula se refere algumas vezes aos últimos sete anos para enaltecer conquistas como o crescimento econômico, o aumento do número de empregos e do salário mínimo, o crescimento no número de trabalhadores com carteira assinada, do crédito e do poder de compra.
Eleito um dos 25 líderes mundiais mais influentes do mundo pela revista Time, Lula afirma ainda que hoje o brasileiro tem orgulho de seu País e passou a ser respeitado pelo mundo.

Futuro

Lula também usa o discurso para pedir aos brasileiros que tomem as decisões certas para dar continuidade ao modelo de governo criado em sua gestão. “Algo me diz, fortemente, em meu coração, que este modelo vai prosperar. Porque este modelo não me pertence: pertence a vocês, pertence ao povo brasileiro. Que saberá defendê-lo e aprofundá-lo.”

O presidente cita o que ainda será feito a longo e médio prazo, como o PAC-2 e o Pré-Sal. E ainda destaca que o Brasil viverá momentos de grandes oportunidades, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

Segundo última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 17, 73% consideram o governo Lula ótimo ou bom, contra os 76% da pesquisa anterior. Ainda assim, Lula é o presidente eleito mais bem avaliado pela população. Ele deixa a Presidência no dia 1º de janeiro de 2011, quando passa a faixa para seu sucessor, que será eleito em outubro deste ano. O ex-governador José Serra (PSDB) e a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), pré-candidatos, lideram a disputa pela vaga.

Agência Brasil
Lula pede que o povo tome decisões certas para que herança de seu governo siga adiante
Começo do fim: veja algumas frases do discurso, em tom de despedida

“Esta é a última vez que falo com vocês, como presidente, para comemorar o nosso dia, o Dia do Trabalhador”

“Daqui a oito meses, deixarei a Presidência da República”

"Olhando para o calendário, meu período de governo está chegando ao fim”

    Leia tudo sobre: Lulagovernodespedidadiscurso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG