Líder do DEM reativa campanha de 2007 contra CPMF

Iminência do retorno da contribuição leva oposição a mobilizar entidades da sociedade civil

AE |

selo

Uma semana depois da eleição, a oposição encontrou a bandeira que parece ter faltado na campanha. Na iminência do retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), já reativou o "Xô CPMF".

O movimento fez barulho em 2007, época em que a contribuição foi extinta depois de derrota governista no Senado. Tímido durante a campanha presidencial, o debate em torno da questão dos impostos promete ser acalorado no período de transição para o governo da eleita Dilma Rousseff (PT).

Hoje mesmo, o site do movimento da internet (www.xocpmf.com.br) foi reativado e pelo menos duas entidades - a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas - já aderiram às manifestações contrárias ao retorno do tributo. Pelo menos 13 dos 27 governadores se mostram favoráveis à reedição da CPMF para financiar a área da saúde.

Bornhausen já montou uma estratégia para mobilizar a sociedade civil contra o retorno do imposto. Na próxima semana, um evento do "Xô CPMF" deve ser realizado no Congresso. "Essa volta da CPMF é um sanatório geral. Temos de reagir e mobilizar a sociedade civil de fora para dentro", disse.

Com ampla maioria no Congresso, o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, tem grande chance de reeditar o tributo. "Daí a necessidade de as entidades e a sociedade em geral encampar novamente a ideia do 'Xô CPMF'", reforçou o líder do DEM.

Para Bornhausen, a reedição do tributo é um "tapa na cara com mão de gato". "Se o governo quer mais recursos para a saúde, ele que tire dinheiro de estradas que não constrói e coloque na saúde que não atende", disse. "A prioridade deve ser a saúde. As estradas podem ser feitas por meio de concessões, mas falar em volta da CPMF só pode ser deboche."

    Leia tudo sobre: CPMFDEM

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG