Kassab quer doar área da Cracolândia para Instituto Lula

Prefeito vai encaminhar projeto de lei para ceder terreno da prefeitura a órgão criado pelo ex-presidente petista

AE |

selo

Em meio às investidas do PSD para compor uma aliança com o PT para as próximas eleições municipais, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal prevendo a cessão de uma área da prefeitura ao Instituto Lula. A área fica na Rua dos Protestantes, no centro, dentro do perímetro da concessão urbanística da Nova Luz.

Investidas: Kassab tem carta branca para lançar Afif ou negociar com o PT
Pré-campanha:
Haddad diz desconfiar de proposta de aliança com Kassab
Reação:
Petistas dizem rejeitar aliança com PSD de Kassab

AE
Oferta é feita em meio a articulação entre o PSD do prefeito e o PT
O projeto vai ser apresentado hoje à tarde, em reunião entre o prefeito e vereadores da base aliada. Atualmente, Kassab tem o apoio de 41 dos 55 vereadores e não deverá enfrentar dificuldades em aprovar o projeto, que vai ceder a área por 99 anos para a entidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva . Além de abrigar o acervo documental de Lula, o local vai ser sede do Memorial da Democracia, um espaço de preservação de arquivos políticos e históricos no molde de instituições norte-americanas e de outros países.

A contrapartida exigida por Kassab é que o Memorial seja aberto à população, com acesso gratuito aos estudantes da rede pública de ensino e às instituições públicas de todos os níveis de governo. Outra exigência do prefeito é que 20% das turmas do ensino público que passarem por cursos de formação no local tenham isenção de tarifa.

Segundo a Prefeitura, não há incompatibilidade entre a cessão do terreno e a concessão urbanística da Nova Luz, pois o Memorial contribuiria positivamente no processo de requalificação da região. O projeto da Nova Luz está parado por causa de decisão judicial que contestou a falta de participação popular no processo.

    Leia tudo sobre: cracolândiaLulaKassabPTPSD

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG