Kassab articula no bastidor, mas acha deselegante falar sobre DEM

Prefeito confirma ter recebido convites do PSB e PMDB para deixar o DEM, mas não trata do assunto em público

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), confirmou ter recebido convites dos presidentes do PSB, Eduardo Campos, do PMDB, Michel Temer, e de "vários outros partidos" para mudar de sigla. Mas apesar de não esconder de ninguém as articulações nos bastidores para deixar o DEM, Kassab considera "deselegante" tratar o assunto em público antes da convenção nacional do partido, marcada para o dia 15 de março.

"Fui convidado pelo governador Eduardo Campos (PE), fui convidado pelo vice-presidente Michel Temer e por vários outros partidos", disse Kassab na tarde desta sexta-feira, pouco depois de uma reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e com a presidenta Dilma Rousseff (PT) para tratar das obras para a Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. "Mas seria até deselegante da minha parte falar disso agora", completou.

O prefeito reafirmou que só tomará uma decisão sobre seu futuro político depois da convenção do DEM. "Fui chamado para uma conversa com o senador (José) Agripino. o senador Marco Maciel e o senador (Jorge) Bornhausen depois do dia 15", disse.

Kassab, no entanto, se recusou a dizer quais suas expectativas para a convenção e demandas em relação ao DEM.

Além de estudar convites do PSB e do PMDB, Kassab também tem as portas abertas no PDT e tem se aproximado do PC do B. Todos são partidos da base de apoio do governo Dilma, ao contrário do oposicionista DEM.

O prefeito também contratou advogados para encaminhar a criação de um partido próprio, o PDB (Partido da Democracia Brasileira), que nas contas de pessoas próximas a Kassab poderia contar com até 60 parlamentares. Uma das opções estudadas pelo prefeito é fundir o PDB ao PSB e criar uma espécie de terceira via para a polarização entre PT e PSDB que já dura quase dua décadas.

    Leia tudo sobre: KassabDEMPMDBPSB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG