Jobim: definição sobre caças deve sair neste semestre

Compras devem ser feitas logo em razão do ciclo de vida dos caças de interceptação Mirage e F5, que vencem em 2016 e 2018

AE |

selo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje, em São José dos Campos (SP), que a definição sobre os caças FX2 deve sair ainda nesse semestre. "Vamos conversar com a presidente para saber o que ela vai decidir, mas isso tem que ocorrer ainda nesse primeiro semestre", disse Jobim.

Ele destacou também que isso é necessário tendo em vista o ciclo de vida dos caças de interceptação Mirage e F5, que vencem respectivamente em 2016 e 2018. O ministro também prometeu solução rápida - em dez dias - para o problema das demissões na Avibras Aeroespacial. "Com a mudança de governo houve uma paralisia por causa da transição, mas vamos voltar a discutir a questão", disse.

Jobim visitou o Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde conheceu projetos desenvolvidos nos setores de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e de energia.

Antes de visitar as empresas Fligth Technologies e Vale Soluções em Energia, o ministro ouviu uma apresentação dos diversos parceiros que compõe o Parque Tecnológico, uma explanação sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos por cada um deles.

Ao discursar enfatizou a importância de se assegurar a transferência de tecnologia nos contratos com empresas estrangeiras para garantir a absorção da mão de obra formada pelos centros de pesquisa. "Sem um sistema legal que assegure a continuidade dos projetos de defesa, não há possibilidade de nos capacitarmos tecnologicamente", afirmou. O ministro falou sobre a elaboração de um plano plurianual que deverá garantir aos investidores "um mercado seguro e a utilização da mão de obra".

    Leia tudo sobre: caçasnelson jobim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG