Jobim age "sem reserva mental”, diz ministro do STF

Colega do Jobim no STF, Marco Aurélio diz que o ministro da Defesa não tem perfil para o Itamaraty e sempre diz o que pensa

Severino Motta, iG Brasília |

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), não se mostrou surpreso com as declarações do ministro da Defesa Nelson Jobim que, dias após revelar seu voto no tucano José Serra, desqualificou a Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann e a articuladora política do governo Ideli Salvatti. “É o jeitão dele. Quase sempre o gaúcho é incisivo nas colocações. E ele é gaúcho de Santa Maria. Então, é a forma dele atuar, e o faz, ao que tudo indica, sem reserva mental”.

De acordo com Marco Aurélio, que esteve com Jobim no SFT entre 1997 e 2006, o atual ministro da Defesa foi um magistrado que agiu com “desenvoltura, de forma singular”. “Não me surpreendem (as declarações), é o perfil dele mesmo. É a personalidade dele. Ele não tem tendência a atuar como se estivesse no Itamaraty (ministério responsável pela diplomacia brasileira)".

Aurélio ainda comentou que no STF teve "descompassos seríssimos” com Jobim, mas que as discussões mais acirradas se davam sempre de forma “muito clara, muito precisa”. Considera hoje ministro da Defesa um bom amigo e diz que esse lado, de revelar sempre o que pensa, é uma das lembranças que guarda do colega na Corte.

“Cada qual é uno e possui uma formação técnica, uma formação humanística própria. Ele sempre atuou com essa, vamos falar assim, desenvoltura, de forma singular, revelando o que pensa. Essa é a impressão que guardo da época em que ele esteve lá (no STF) conosco”, disse.

Questionado se Jobim politizava as ações do STF, principalmente quando esteve na presidência da Corte, Marco Aurélio disse não ter tido essa impressão. Declarou somente que ele foi um juiz que atuou “numa ótica diversa, que não seria a ótica da velha guarda”.

    Leia tudo sobre: Jobimideligleisimarco auréliofraquinha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG