Para presidente do partido, Roberto Freire, Brasil perde um dos políticos mais honrados de sua história

Em nota divulgada neste sábado, o PPS lamentou a morte do senador e vice-presidente da legenda Itamar Franco. De acordo com o partido, o ex-presidente 'mudou os rumos do Brasil' com o Plano Real, controlando a inflação e restabelecendo a normalidade das atividades econômicas.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), que foi líder do governo de Itamar, afirmou que o País perdeu um dos políticos mais honrados de sua história.

“Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros", disse, em nota. "Foi com Itamar e o Plano Real, lançado em seu governo, que o país se livrou da inflação galopante, começou a se desenvolver e ganhar respeito internacional. O Brasil deve muito a esse grande homem.”

O presidente do PPS lembrou ainda que, durante a ditadura militar, Itamar ganhou, como prefeito de Juiz de Fora, admiração e reconhecimento dos comunistas ao convidar muitos membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), então na ilegalidade, para compor a administração municipal.

Itamar morreu neste sábado aos 81 anos após um acidente vascular na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O senador, que havia contraído uma pneumonia grave durante o tratamento contra leucemia ao qual era submetido desde o dia 21 de maio, era divorciado e deixa duas filhas.

De acordo com o hospital, Itamar morreu às 10h15. O corpo será transferido para Juiz de Fora, onde será velado, e depois para Belo Horizonte, onde será cremado - por desejo do ex-presidente. Também ocorrerá uma cerimônia de homenagem no Palácio da Liberdade.

Políticos brasileiros lamentaram a morte de Itamar. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve organizar uma comitiva de parlamentares para acompanhar as cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente. A informação foi dada ao iG pelo líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo ele, que confirmou presença na comitiva, os parlamentares devem seguir para Minas Gerais no domingo.

Com Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.