Ideli diz que 'está tudo tranquilo' entre Dilma e Jobim

Ministra disse não ter visto 'nenhum recado para o governo' no discurso feito pelo ministro em homenagem a Fernando Henrique

iG São Paulo |

AE
Ministra Ideli negou crise por causa do discurso de Jobim
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negou hoje o surgimento de uma crise no relacionamento entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governo da presidenta Dilma Rousseff . Ideli esteve em uma reunião realizada nesta sexta-feira entre a presidenta e o ministro Jobim. De acordo com ela, a reunião serviu para tratar do sigilo de documentos e de outras questões.

A conversa ocorre um dia após o ministro da Defesa fazer um discurso polêmico durante uma festa em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem foi ministro. Jobim comentou na fala que FHC nunca "levantou a voz" a auxiliares e citou Nelson Rodrigues ao afirmar que precisa de "tolerância e compreensão com os idiotas". "Está tudo tranquilo", disse hoje Ideli. "Não foi nenhum recado para o governo."

Nomeado nesta sexta-feira como novo líder do governo no Congresso, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) também comentou o assunto. O parlamentar gaúcho buscou amenizar o episódio e disse que não há crise envolvendo Jobim. "Por que crise?", questionou o novo líder. De acordo com ele, o ministro Jobim é "muito inteligente". "Mas quais são eles ( os idiotas )? Onde estão? Cuidado, porque se descobrirem aqueles que tu achas que são idiotas, tu podes te incomodar, hein? Porque, certamente, tu não confessas quais são. Tu não podes dizer quais. Às vezes estão à nossa volta", declarou.

Questionado se Nelson Jobim estava seguro no cargo, Mendes Ribeiro respondeu: "Primeiro, não sou presidente da República. Segundo, não sou o ministro Nelson Jobim. Terceiro, a grandeza política que a gente vive neste País e a democracia que tivemos a capacidade de alcançar permitem que nós tenhamos a capacidade de avaliar a entrevista do ministro Jobim como alguma coisa próximo da sua inteligência."

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffIdeli SalvattiNelson Jobim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG