Ideli dá inícios a trabalhos da Comissão Mista do Orçamento

Recém nomeada relatora-geral quer manter o calendário de votação da proposta de orçamentária ainda este ano

Agência Brasil |

A nova relatora-geral da Comissão Mista de Orçamento, Ideli Salvatti (PT-SC), disse que hoje (8) “começa a tomar pé” dos trabalhos em andamento. Ao longo do dia, ela pretende conversar com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega. A relatora-geral quer manter o calendário de votação da proposta de orçamentária ainda este ano. Para hoje também está previsto um encontro com a futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Além disso, Ideli, líder do governo no Congresso, informou que terá uma série de reuniões durante o dia com os técnicos da comissão para analisar os relatórios setoriais. Apreensiva, a senadora pretende evitar a todo custo que surjam “novos problemas” nos relatórios. Ela quer que o Projeto de Lei do Orçamento da União para 2011, o primeiro do governo Dilma Rousseff , seja votado pelo Congresso no dia 22 de dezembro.

A conversa que a petista teve ontem (7) de manhã com o então relator-geral da CMO, Gim Argello (PTB-DF), foi a senha para o início do processo de escolha de um substituto do parlamentar na função. Ele disse a Ideli que “não queria ser impedimento” para a não aprovação do projeto de lei orçamentária de 2011 este ano. Enquanto falava com Gim por telefone, a senadora estava no gabinete da liderança do governo no Congresso, em uma reunião para avaliar a gravidade das denúncias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo .

Participaram do encontro o presidente da comissão, Waldemir Moka (PMDB-MS), e o vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG).

As denúncias contra Gim de uso de emendas parlamentares individuais do Orçamento de 2010 para promoção de eventos por entidades fantasmas começou a causar apreensão no domingo (5) na CMO. O presidente da comissão telefonou para a senadora, que estava em Santa Catarina, pedindo que ela antecipasse para ontem o seu retorno a Brasília. A partir daí, conversas foram conduzidas com ministros e assessores da Presidência e lideranças da base aliada e o nome de Ideli foi sacramentado para a relatoria-geral na reunião de ontem, pela manhã.

    Leia tudo sobre: ideli salvatiorçamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG