Homenageado por seus 80 anos, FHC destaca importância da internet

Em discurso, ex-presidente disse que controle de processos deixou de existir e destacou que 'o mundo é dos jovens'

Nara Alves, enviada a Brasília |

Em seu discurso de agradecimento pela homenagem que recebeu nesta quinta-feira por seus 80 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso destacou o papel da internet e a nova forma de se fazer política. A cerimônia, organizada pelo PSDB, aconteceu na manhã desta quinta-feira no Senado Federal e contou com a presença de ex-colaboradores e parlamentares do governo e da oposição.

“É dos jovens esse mundo. Cada um deles está em casa se relacionando, sabe-se lá com quem. E querem de alguma forma participar”, disse FHC. Para o ex-presidente, os jovens expressam suas opiniões em movimentos descoordenados, diferentemente do que ocorria no passado. “Hoje todos querem participar, querem ter opinião. Não tem quem comande, são processos que se formam”.

Fernando Henrique admitiu que, para quem “foi formado nas antigas”, é difícil “mais ouvir do que falar”. Mas que isso é necessário para entender a nova sociedade e avançar em diversos temas globais como, por exemplo, o meio ambiente. “Essa não é uma sociedade do individualismo. Há uma dimensão de solidariedade e coesão. As pessoas sabem que não dá para avançar sozinhas”, defendeu.

A “crise de representação” pela qual passam os partidos políticos no Brasil e no mundo, segundo o ex-presidente, não deverá acabar com a política partidária. O contrário. Para ele, com a participação de indivíduos agindo coletivamente, especialmente pela internet, os “partidos serão maiores do que foram no passado”.

    Leia tudo sobre: fhchomenagempsdbfernando henrique

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG