Governo prossegue com montagem do segundo escalão

Diário Oficial da União traz nomeações e exonerações assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil

iG São Paulo |

Com a disputa entre PMDB e PT pelo controle do segundo escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff , o Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (21) mais uma leva de nomeações todas assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Somente hoje foram 39 atos e a maioria diz respeito a ministérios e secretarias ligados ao PT.

O DOU traz novos assessores especiais para a Casa Civil, para o gabinete especial da presidenta Dilma e para os ministérios da Defesa, Fazenda e Planejamento. São eles, respectivamente: Thomaz Timothy Traumann, Fanie Ofugi Rodrigues Miranda, João Paulo Soares Alsina Junior, José Gilberto Scandiucci Filho e Gioconda Vieira Bretãs. Flávio Crocce Caetano foi nomeado chefe de gabinete do Ministério da Justiça e José Carlos Magalhães Martins assume a chefia do Gabinete da Secretaria de Portos no lugar de Ricardo Pontes Costa. Foram exonerados dois assessores especiais: Boaventura Teodoro de Lima, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sheila Maria Soares Fernandes, da pasta da Integração Nacional.

A pasta da Justiça foi a que teve mais movimentação. Foram nomeados Alexandre Augusto Aragon (diretor do departamento de Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública), Isabel Seixas de Figueiredo (diretor do departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento Pessoal em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública), Márcia Pelegrini (Secretária-executiva Adjunto), Alberto Liebling Kopittke (diretor do departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública), Marcelo Vieira (secretário interino de Reforma do Judicário) e saem da pasta Luiz Antonio Ferreira, Juliana Márcia Barroso, Ronaldo Teixeira e Gláucia Elaine de Paula.

O Ministério da Saúde, antes do PMDB e agora comandado pelo PT, traz quatro nomeações e duas exonerações. Chegam à pasta Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior (diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde), Adail de Almeida Rollo (diretor do departamento de Apoio à Gestão Descentralizada), Arionaldo Bomfim Rosendo (sub-secretário de Planejamento e orçamento) e Guilherme Franco Netto (diretor do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador). Saem Sady Carnot Falcão Filho e Lúcia Fátima Nascimento Queiroz.

Já comandado pelo PMDB, o Ministério da Agricultura nomeia Ricardo Saud (diretor do departamento de cooperativismo e Associativismo Rural), que fica no lugar de Daniel Amim Ferraz; Guilherme Henrique Figueiredo Marques (diretor de Departamento de Saúde Animal) para o lugar de Jamil Gomes de Souza; Luiz Carlos de Oliveira (diretor do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para o lugar de Nelmon Oliveira da Costa.

O Ministério das Cidades, comandado pelo PP, nomeou Antonio Barreto de Oliveira como subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria-Executiva) e Magda Oliveira de Myron Cardoso (diretora do departamento de Regulação e Gestão da Secretaria Nacional de Transporte da Mobilidade Urbana) no lugar de Luiz Carlos Bueno de Lima.

Integração Nacional tem agora Jenner Guimarães do Rêgo como secretário de Programas Regionais. Cultura trocou o diretor de Desenvolvimento e Avaliação dos Mecanismos de Financiamento da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura: Jorge Alan Pinheiro Guimarães entra no lugar de Augusto César Faria Costa.

Jean Keiji Uema foi exonerado do cargo de Subchefe Adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais. Paulo Sérgio Bomfim não é mais subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério de Ciência e Tecnologia. Maria do Socorro Mendes Gomes foi exonerada do cargo de secretária-adjunto de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    Leia tudo sobre: Diário oficialnomeações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG