Governo oficializa Mercadante em Educação e Raupp na Ciência

Ministério dará a Mercadante a chance de construir uma "marca gerencial", mas cargo não condiz com planos eleitorais

iG São Paulo |

Divulgação/Unifesp
Marco Antônio Raupp é o novo ministro de Ciência e Tecnologia
O governo oficializou nesta quarta-feira a ida do atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para o Ministério da Educação, no lugar de Fernando Haddad, que deixa o cargo para disputar a Prefeitura de São Paulo .

Na vaga deixada por Mercadante, o governo confirmou o nome do atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp .

Leia também: Educação dá vitrine a Mercadante, mas esbarra em plano eleitoral

Novo ministro da Ciência e Tecnologia não tem ligação política

Prestes a assumir um orçamento de R$ 85 bilhões na nova pasta, Mercadante ganha a chance de construir uma “marca gerencial” – algo que até agora não conseguiu concretizar, na avaliação de alguns colegas de partido. Por outro lado, o cargo não condiz necessariamente com os planos eleitorais traçados pelo ministro até então.

O petista alimentou nos últimos meses a ideia de disputar governo paulista pelo PT em 2014 – cargo ao qual se lançou em 2006 e 2010. Internamente, deixou claro, por exemplo, que não tinha a intenção de se colocar na disputa pela prefeitura paulistana neste ano. Preferia priorizar o Palácio dos Bandeirantes dois anos depois.

AE
À frente da Educação, Mercadante ganha a chance de construir uma “marca gerencial”

Haddad, Mercadante e Raupp estarão na primeira reunião ministerial de 2011, marcada para segunda-feira (23). No mesmo dia, Haddad ainda comandará a cerimônia que marcará a meta de 1 milhão de bolsistas atingida pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

As exonerações e nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União de segunda (23) ou terça-feira (24). A posse e transmissão dos cargos estão previstas para terça-feira.

Leia a nota divulgada hoje pelo governo:

"O ministro Fernando Haddad está deixando o Ministério da Educação depois de prestar relevantes serviços ao país. Ele será substituído no cargo pelo atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.

O novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões.

A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro."

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG