Governo dá mais 6 meses para Senado discutir Código Florestal

Dilma Rousseff assinou hoje Decreto que prorroga a suspensão de multas por crimes ambientais, conforme antecipado pelo iG

Naiara Leão, iG Brasília |

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou agora há pouco, em Brasília, a assinatura de um novo Decreto para estender o prazo de suspensão de multas de crimes ambientais, que venceria neste sábado, conforme antecipou o Poder Online .

Segundo a ministra, o novo Decreto prevê a prorrogação do prazo por seis meses, para que, até dezembro, o Senado tenha tempo para negociar o Código Florestal. “A prorrogação é para que possamos ter um melhor período de aperfeiçoamento e sugestões do Código.”

O novo prazo foi solicitado pelos próprios líderes do Senado, que se encontraram ontem com a ministra. O novo Decreto deverá ser publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. “Tenho encontrado receptividade na conversa política com o Senado”, afirmou.

O governo não obteve apenas vitórias na votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados. Uma emenda proposta pelo PMDB, que foi aprovada, abre margem para anistiar os produtores que descumpriram as leis ambientais em vigor.

A ministra voltou a afirmar que o governo não deve ceder em quatro pontos: o texto não pode induzir a novos desmatamentos, deve  manter as previsões para Áreas de Proteção Permanente (APP) e a reserva ilegal, não deve prever anistia e deve permitir desenvolvimento sustentável no futuro.

Gleisi discordava do governo

Perante a posse da nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que defendia texto diferente daquele pleiteado do governo para o Código Florestal, Izabella disse não ter sérias preocupaçãoes. Segundo ela, a nova ministra não deve atrapalhar a tramitação. “Não vejo dificuldade em tratar com a ministra, pelo contrário, ela é uma amiga, uma parceira, que quer discussão para um texto sólido e permanente.”

    Leia tudo sobre: código florestalizabella teixeira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG