Governistas defendem decisão do Supremo sobre Battisti

Gilberto Carvalho e Marco Maia se manifestaram a favor do posicionamento da Corte brasileira, que negou extradição ao italiano

iG São Paulo |

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que a Itália tem direito de usar suas "prerrogativas" nos fóruns internacionais para questionar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Em entrevista, no Palácio Planalto, Garcia afirmou que não iria comentar sobre a decisão. "Esse problema está circunscrito à esfera judicial", afirmou. "Não é um tema do Executivo.", disse.

Sobre a avaliação de ministros do STF de que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria desrespeitado a Corte, ao negar a extradição de Battisti, Garcia disse que não ia se ater a pareceres. "Comentários à parte, o STF decidiu por maioria que o senhor Battisti fique no Brasil". "É evidente que a Itália o tem direito de buscar suas prerrogativas."

Já o presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que o debate no Congresso sobre qualquer tema é legítimo, mas as decisões do Judiciário precisam ser respeitadas. Maia lembrou que todos os setores tiveram a chance de se expressar sobre o assunto e disse que a decisão não prejudicará as relações diplomáticas entre Brasil e Itália. Os dois países, segundo ele, têm uma relação histórica e madura.

Oposição

O ex-presidenciável José Serra (PSDB-SP) manifestou sua opinião logo após o resultado proferido pela Corte brasileira. Serra se posicionou contra a liberdade de Battisti e disse que sua posição é a mesma dos ministros Cezar Peluso, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. "Perguntas sobre Cesare Battisti. Minha posição é a dos 3 ministros do STF - Peluso, Gilmar e Ellen -, que votaram pela extradição", escreveu o tucano em sua página no Twitter.

* Com informações da Agência Estado e Agência Câmara

    Leia tudo sobre: cesare battistiextradiçãostfmanifestações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG