Governadores pleiteiam recursos para segurança e PAC

Eles também pedem renegociação de dívidas e mais recursos para a saúde

AE |

Apesar do avanço dos partidos de oposição nos Estados em relação a 2006, a pauta de reivindicações dos 27 governadores ao governo federal cresceu. Além de renegociar dívidas e mais recursos para a saúde, subiram na lista de prioridades dos 27 eleitos em outubro, que tomam posse hoje, os investimentos em segurança pública e nas obras de infraestrutura incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou voltadas à Copa de 2014.

Tanto os 16 governadores aliados da presidente Dilma Rousseff (PT) quanto os 11 eleitos que apoiaram o tucano José Serra (PSDB) passaram os últimos dois meses dando sinais de que esperam parcerias e recursos do governo federal.

Os movimentos mais concretos foram a proposta de parte dos eleitos pela volta da CPMF, em novembro, e o manifesto dos oito governadores do PSDB em que delegam aos deputados e senadores a tarefa de fazer oposição a Dilma.

“Governo não é contra governo", resumiu o goiano Marconi Perillo (PSDB). Com presença confirmada na posse da presidente, o tucano já escolheu seus pedidos prioritários: obras de infraestrutura, como a reforma do aeroporto de Goiânia e a conclusão da Ferrovia Norte-Sul.

É uma pauta semelhante à que o baiano Jaques Wagner (PT) quer discutir com a União. "Há outras prioridades, como segurança, mas vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura logística, a fim de atrair mais investimentos para a Bahia", afirmou. A obra mais esperada é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai atravessar o Estado e chegar a um novo porto, em Ilhéus.

A exemplo do baiano, outros governadores do Nordeste destacam como fundamentais os investimentos da União. Não é à toa: foi nessa região que Dilma obteve sua votação mais expressiva e seus aliados esperam um gesto de gratidão da presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: governadorespossePAC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG