Governador eleito do Pará negocia verba da União

Simão Jatene se reúne hoje com o relator-geral do Orçamento Geral da União, para tratar de emendas

Pollyanna Bastos, iG Pará |

O governador eleito do Pará, Simão Jatene (PSDB) e o coordenador de transição de governo, Sérgio Leão, cumprem agenda de reuniões em Brasília (DF) hoje e amanhã. Um dos encontros previstos para o fim da tarde de hoje é com o relator-geral do orçamento da União, o senador Gim Argello (PTB-DF), o objetivo é negociar o repasse de verbas federais para o Estado.

Em Belém (PA), a transição de governo dá mais um passo. O coordenador Sérgio Leão recebeu do representante da governadora Júlia Carepa (PT), Edilson Rodrigues, o primeiro lote de documentos contendo cerca de 40% das informações solicitadas no ofício encaminhado pelo governador eleito Simão Jatene.

Orçamento

De acordo com Edilson Rodrigues, alguns documentos solicitados ainda estão incompletos e só devem ser entregues na próxima segunda-feira, é o caso do relatório de execução e ação fiscal, que trata de um dos pontos considerados mais preocupantes para pelo governo: o orçamento do Estado para 2011.

Sérgio Leão disse que “essas primeiras informações serão analisadas pela equipe e, caso haja necessidade, novas solicitações serão feitas”.

Lei Kandhir

Entre os documentos entregues na reunião que aconteceu no fim da tarde de ontem na Secretaria de Estado de Governo, em Belém, constam as negociações efetuadas e resultados obtidos entre 2007 e 2010 referentes à compensação pela desoneração do ICMS decorrentes da Lei Kandhir.  A Lei que prevê a desoneração das exportações é constantemente criticada pelo governador eleito.

O Termo de Ajuste de Conduta dos servidores temporários e a situação dos precatórios pendentes de pagamento em valores que segundo Edilson Rodrigues variam “entre R$12 milhões e R$ 40 milhões” também foram incluídos no pacote.

    Leia tudo sobre: política

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG