Genoino: 'Presidenta Lula definirá nomes da Comissão da Verdade'

Assessor especial do Ministério da Defesa, que confundiu Dilma com ex-presidente, diz que trabalho entra em 'fase mais desafiante'

Fred Raposo, iG Brasília |

O assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino , confundiu a presidenta Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula ao falar sobre a escolha dos membros da Comissão da Verdade. “Os nomes quem vai definir é a presidenta Lula”, disse ontem, em entrevista ao iG , na cerimônia de posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

A comissão investigará as violações de direitos humanos ocorridas no país entre 1946 e 1988. O projeto que cria o grupo de trabalho foi aprovado pelo Senado , na semana passada, e seguiu para sanção presidencial. Durante sua tramitação, a oposição questionou o critério de seleção dos integrantes da comissão, que é de competência exclusiva da presidenta.

Genoino afirmou, no entanto, que a discussão sobre o projeto foi “suprapartidária”. “A aprovação foi fruto da negociação que fizemos com todos os partidos, com muitas conversas, com muitos telefonemas, com muitas reuniões, algumas difíceis, mas onde predominou o bom senso e a visão democrática”, assinalou o assessor da Defesa.

Segundo Genoino, a presidenta deve sancionar a lei entre a 15 e 20 dias a partir da data de sua aprovação no Congresso, que aconteceu na última quarta-feira. “Aí entramos na fase mais desafiante, que é iniciar os trabalhos da Comissão da Verdade, a fim de responder esse grande desejo que é o direito à memória e à verdade”, completou.

    Leia tudo sobre: comissão da verdadejosé genoinodefesadilma roussefflula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG