Força Nacional vai atuar durante eleição de prefeito no Piauí

O prefeito e o vice tiveram o mandato cassado pelo TRE do Piauí, acusados de abuso de poder econômico e compra de votos

Agência Brasil |

A Força Nacional de Segurança vai ajudar a garantir a normalidade da eleição suplementar para prefeito no município piauiense de Isaías Coelho, marcada para domingo (18). O envio do reforço foi autorizado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

O prefeito Everardo Carvalho (PTB) e o vice, Arismagno Muniz, tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí em novembro, acusados de abuso de poder econômico e compra de votos. Os dois, no entanto, se mantiveram no cargo por meio de uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral. Nesta semana, os ministros do TSE decidiram manter a decisão do TRE-PI.

O juiz eleitoral ressaltou o clima de tensão entre as lideranças políticas do município para justificar o pedido.

Esta será a terceira eleição em que o município vai receber ajuda federal para garantir a segurança. Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski disse que há no município a necessidade de reforço na segurança “especialmente porque há uma histórica e acirrada disputa eleitoral, a qual importou, inclusive, em envio de forças federais em pleitos anteriores”.

O envio de reforço federal para ajudar nas eleições é previsto no Código Eleitoral.

    Leia tudo sobre: Força FederalTSEPiauíeleição prefeito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG