Em tom de despedida, presidente destaca programas sociais e pede apoio à presidenta eleita Dilma Rousseff

“Não foi nada complicado, até achei gostoso”. Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclui seu período de oito anos de governo e, no 279º programa Café com o Presidente veiculado hoje (27) pela manhã, Lula disse ter quebrado "um tabu porque todo mundo dizia que era difícil e complicado governar o Brasil” e que conseguiu “provar que era possível fazer tudo acontecer e permitir a participação do povo".

Veja o especial do iG sobre o legado de Lula e os desafios de Dilma Rousseff.

Em sua última semana como presidente do Brasil, Lula terá viagens a Pernambuco, ao Ceará e à Bahia, além de inaugurações em Brasília. A intenção, segundo Lula, é trabalhar até o dia 30 e descansar no dia 31, "desligando o motor para esfriar e entregando para Dilma, no dia primeiro o cargo, para ela começar no dia 2 de janeiro a cem (quilômetros) por hora".

Pedindo apoio à presidenta eleita Dilma Rousseff , para "continuar na consolidação do processo econômico", Lula ressaltou o desenvolvimento econômico em sua última mensagem no programa semanal de rádio. “O País está vivendo uma fase muito importante de crescimento que vai levar à consolidação do processo econômico, para que de cinco a seis anos se tornar a quinta economia mundial”.

O presidente lembrou ainda da preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas, em 2016, e não se esqueceu de citar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), uma das principais bandeiras de seu governo depois do programa social Bolsa Família. "Já foi lançado o programa Minha Casa Minha Vida 2, que vai construir 2 milhões de casas, estão previstas ações de combate à pobreza, instalação de creches, nas áreas de segurança e saúde etc."

Por fim, Lula agradeceu o apoio que recebeu durante seu mandato e sugeriu que Dilma Rousseff participe do programa Café com o Presidente . "(O programa) tem tido êxito extraordinário. A presidenta tem que usar ao máximo esse espaço" ressaltou. Ao final do programa, o presidente agradeceu o trabalho da equipe que o acompanhou nas gravações e divulgação do Café com o Presidente.

*Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.