Filho de Erenice foi servidor de diversos órgãos no governo Lula

Além de trabalhar na Anac, Israel Guerra foi indicado para cargos comissionados no Ministério da Cultura e no MP do DF

Danilo Fariello e Fred Raposo, iG Brasília |

O principal alvo das denúncias contra a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, seu filho Israel, circulou por diversos cargos públicos ao longo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde 2004, ele foi indicado para posições em cargos comissionados pelo menos no Ministério da Cultura, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Na Anac, Guerra exerceu o cargo de gerente técnico da Superintendência de Serviços Aéreos entre junho de 2006 e agosto de 2007. Guerra prestou serviços jurídicos a Fabio Baracat, que o teria contratado para auxiliar na obtenção de uma nova concessão para a empresa aérea Master Top (MTA), junto à própria Anac.

Guerra começou a trabalhar na agência apenas um mês após Vinícius de Oliveira Castro assumir a gerência-geral da mesma superintendência. Hoje, Castro pediu exoneração do cargo de assessor da Secretaria-executiva da Casa Civil.

Antes de trabalhar na Anac, Guerra foi indicado ao cargo de coordenador-geral de Assuntos Jurídicos e Estudos Normativos da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial de 29 de outubro de 2004.

Porém, no dia 25 de novembro do mesmo ano, a nomeação foi cancelada, antes mesmo de assumir o cargo. Procurada hoje, a assessoria de comunicação do MinC não soube informar o motivo do cancelamento da nomeação.

Depois da Anac, Israel Guerra trabalhou no Ministério Público, onde foi assessor em cargo de comissão entre outubro de 2007 e setembro de 2008. De lá, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social do MPDFT, saiu sem motivação específica. Seu salário no Ministério Público era de R$ 2.984,45.

    Leia tudo sobre: israel guerraerenice guerraanacmincmpdftcasa civil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG