FHC sobre Itamar Franco: "incorruptível e de estilo imprevisível"

Ex-presidente diz que deve muito a seu antecessor, de quem foi ministro de Relações Exteriores e da Fazenda no lançamento do real

iG São Paulo |

Ministro do governo de Itamar Franco em duas oportunidades, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso emitiu nota de pesar sobre a morte de seu antecessor, ocorrida neste sábado . FHC destacou a simplicidade de Itamar, o chama de incorruptível e cita também o "estilo imprevisível, mas sempre movido pelo interesse público", nas palavras do ex-presidente.

- Morre Itamar Franco, o presidente do Plano Real

- Collor sobre Itamar Franco: "foi um amigo e grande presidente"

"A morte de Itamar Franco privou-nos de tê-lo no Senado, num momento no qual o País necessita de homens exemplares. Incorruptível, com espírito público comprovado, comprometido com seu estado e com o povo brasileiro, Itamar deixa um legado extraordinário. Como seu colega no Senado, seu ministro em duas pastas e como um dos alicerces de minha candidatura à Presidência, devo muito a Itamar", diz o trecho inicial da nota.

FHC ocupou o Ministério das Relações Exteriores entre 1992 e 1993, quando foi convidado por Itamar para assumir o Ministério da Fazenda. Nesse posto, Fernando Henrique lançou a etapa inicial do Plano Real, que acabaria por debelar a inflação a partir do ano seguinte. O plano foi tocado adiante pelo sucessor de FHC no Ministério, Rubens Ricupero. Fernando Henrique deixou a Fazenda para concorrer à Presidência - e vencer.

"Mas todos devemos a ele a marca de um homem a quem o poder não abalou a simplicidade no modo de viver, nem muito menos as exigências de conduta que aplicava a si e a quem estava a seu lado", prossegue a nota. "Deixam saudades também seu estilo imprevisível, mas sempre movido pelo interesse público, e as maneiras educadas com que tratava a todos. Morreu um grande brasileiro, um homem das Minas Gerais, como ele dizia, mas cujo coração batia no diapasão das pessoas mais simples e mais necessitadas do Brasil, pelas quais sempre zelou".

Veja também:

- A história do Fusca Itamar, uma das marcas do ex-presidente

- Veja imagens da trajetória de Itamar Franco

- Todas as notícias sobre a morte de Itamar Franco

    Leia tudo sobre: itamar francofhcrubens ricuperoplano real

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG