Fernando Henrique Cardoso faz 80 anos

Aniversário de ex-presidente é celebrado com caridade, festas, elogios, homenagens de colegas e adversários

iG São Paulo |

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa 80 anos neste sábado “vivendo os momentos intensamente”, como disse em entrevista ao iG publicada no último dia 10 de junho . Na semana passada, a data foi comemorada em uma festa para 500 convidados na Sala São Paulo, mas hoje a festa deverá ser reservada. Isso porque o ex-presidente enfrenta uma diverticulite , inflamação no intestino grosso, que impõe dieta e descanso.

Além dos R$ 368 mil em doações que recebeu para o projeto Alfabetização Solidária , do Centro Ruth Cardoso, o tucano Fernando Henrique ganhou nesta semana como presente de aniversário o reconhecimento da presidenta Dilma Rousseff, do PT, partido que lhe vez oposição durante seus oito anos de mandato à frente do Palácio do Planalto.

Em um depoimento recheado de adjetivos elogiosos, como “inovador” e “habilidoso”, presidenta Dilma Rousseff atribuiu a FHC todo o mérito pela conquista da estabilidade econômica do Brasil . O gesto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca foi capaz. A mensagem de Dilma surpreendeu Fernando Henrique, que admitiu ao iG esperar que o reconhecimento se dê em vida. “ A história vai dizer quando eu tiver morto, não vai adiantar nada para mim ”, disse.

Nem mesmo tucanos proferiram palavras de tanta admiração. Nas últimas eleições, ele mal apareceu nas inserções publicitárias de rádio e televisão dos candidatos do PSDB, partido que ajudou a fundar. Nem mesmo na corrida presidencial, com o ex-governador de São Paulo José Serra, ex-ministro de FHC.

Mas a lacuna de elogios tucanos está prestes a ser preenchida. O PSDB prepara para o próximo dia 30 de junho uma grande homenagem para Fernando Henrique Cardoso no Senado , em Brasília. A partir das 9h, são esperados ex-ministros dos seus dois governos, antigos e atuais governadores de diferentes partidos, além de embaixadores e servidores do seu governo. Na ocasião, um dos ex-ministros falará em nome de todos para celebrar o aniversário.

    Leia tudo sobre: FHCFernando Henrique Cardoso80 anos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG