Ex-ministro de Lula é novo líder do PT no Senado

Humberto Costa foi escolhido por unanimidade, segundo participantes da reunião

Andréia Sadi, iG Brasília |

Ex-ministro da Saúde do governo Lula, o senador eleito por Pernambuco Humberto Costa é o novo líder da bancada do PT na Casa. A decisão foi unânime, segundo os participantes da reunião. O PT tem a segunda maior bancada no Senado, com 15 parlamentares contra 18 do PMDB. No próximo dia 27, os petistas deverão definir os nomes para a vice-presidência da Casa.

O senador Delcídio Amaral (MS), participante da reunião, já havia anunciado a decisão no seu Twitter há uma hora. “Acaba de ser escolhido, por unanimidade, o companheiro Humberto Costa como líder da bancada do PT no Senado”, postou.

Para a presidência do Senado, o PMDB deverá indicar o senador José Sarney (PMDB-AP), que já conduz a Casa desde 2009. Temendo as ausências frequentes de Sarney, que, aos 80 anos, deverá se dedicar mais à saúde, o governo quer que o PT defina um nome de peso na vice-presidência para conduzir eventuais votações no plenário do Senado.

Para o posto, os principais cotados são José Pimentel (PE), ex-ministro da Previdência Social, Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e Jorge Viana (AC). No entanto, a definição para o cargo só deve ocorrer em fevereiro.

Com a definição do líder, os petistas vão negociar os outros cargos na Mesa Diretora do Senado e na presidência das comissões permanentes no final do mês.

    Leia tudo sobre: líder senadoministro saúdePThumberto costa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG