Ex-deputado vai para Montevidéu sem devolver imóvel funcional

Prazo para Fernando Chiarelli (PDT-SP) entregar apartamento expirou em março. Ex-parlamentar diz que devolveu residência

Fred Raposo e Andréia Sadi, iG Brasília |

Dois meses após terminar seu mandato, o ex-deputado federal Fernando Chiarelli (PDT-SP) ainda ocupa um apartamento funcional da Câmara dos Deputados. De acordo com a Quarta Secretaria, responsável por administrar os imóveis da Câmara, o prazo para a devolução da residência é de 30 dias após a posse da nova legislatura, no início de fevereiro.

Empossado em abril de 2009, após o falecimento do correligionário João Herrmann (PDT-SP), Chiarelli passou a ocupar o apartamento 202, no bloco A, da Superquadra 311, na Asa Sul, região nobre de Brasília. Procurado pelo iG , Chiarelli afirma que está em viagem para Montevidéu, no Uruguai, e nega que ainda more no imóvel funcional.

Assim como outros dois prédios da Câmara, na 311 Sul, o endereço dispõe de campo gramado de futebol, banca de jornais e revistas, comércio local e posto de combustível próximos. A Quarta Secretaria da Câmara afirma ter solicitado o imóvel ao ex-deputado, mas ele simplesmente não dá resposta.

O quarto secretário, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), explica que uma carta foi enviada a Chiarelli e que aguarda o aviso de recebimento para tomar providências. "A Quarta Secretaria pode publicar uma portaria interna ou acioná-lo judicialmente para deixar o apartamento", assinala Delgado. "Tem gente que não se toca que deixou de ser deputado".

À reportagem, Chiarelli diz que devolveu o imóvel "entre 10 e 15 de fevereiro". O ex-deputado atribui o problema a um "erro burocrático" da Câmara. "Já devolvi ( o apartamento ) faz 512 anos", ironiza Chiarelli. "Estou passando frio aqui ( em Montevidéu )".

"Se for comunicado ( pela Câmara ), vou responder que não tenho conhecimento. Eu não estou aí", diz o ex-parlamentar, explicando que fará um "boletim de ocorrência". "É para me precaver de responsabilidade, para provar que não estou em Brasília. Não conheço nem entidade mitológica que pode estar em dois lugares ao mesmo tempo".

    Leia tudo sobre: apartamento funcionalcâmarachiarellimontevidéo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG