Especial Eleições 2012 do iG aproxima cidadão da política

Portal fará cobertura interativa da disputa que envolve mais de 400 mil candidatos em todo o Brasil

iG São Paulo |

Daqui a seis meses, 136 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher 5,5 mil prefeitos , que trarão consigo mais 5,5 mil vice-prefeitos. Também estão em disputa 60 mil mandatos de vereador e orçamentos milionários, como os das principais capitais brasileiras. São mais de 400 mil candidatos querendo conquistar uma vaga no comando dos municípios pelos próximos quatro anos em todo o País.

Isso significa que de cada 500 brasileiros, um estará diretamente envolvido na disputa eleitoral. Acrescente a essa conta seus familiares, cabos eleitorais e pessoas que trabalham nas campanhas, como marqueteiros, motoristas, fabricantes de camisetas e adesivos. Some ainda a estrutura da Justiça Eleitoral, com os tribunais estaduais e a massa de mesários – e provavelmente a eleição estará no cotidiano de alguém próximo a você ou, pelo menos, seu conhecido.

AE
Jovens marcham em São Paulo contra a corrupção e pela aplicação da Ficha Limpa

É isso que faz a eleição municipal ser diferente das outras e a cobertura jornalística que o iG coloca no ar a partir de agora tem o objetivo de permitir a cada leitor do portal uma participação efetiva nessa apaixonante história que só terminará com a posse dos novos eleitos no primeiro dia de 2013. Para isso, o portal vai lançar ferramentas colaborativas. Com elas, o internauta participará da divulgação de informações que podem ajudar na escolha dos candidatos. O iG também preparou um guia, para tirar dúvidas sobre título eleitoral e outros serviços. E nas reportagens diárias haverá espaço para a opinião dos leitores e enquetes que revelem o posicionamento da maioria dos internautas nos diversos temas em debate.

Além do hotsite - página especial que reúne informações sobre as disputas municipais de outubro - os usuários podem acompanhar as últimas notícias pelo Facebook e pelo Twitter do Último Segundo. Para facilitar a vida do leitor, o acompanhamento do noticiário também pode ser feito através de um widget do Último Segundo, uma pequena janela que aparecerá na tela do seu site ou blog, que pode ser baixado de graça neste endereço http://widgets.ig.com.br/noticias/

Eleições 2012

A corrida eleitoral começa oficialmente em julho, mas pré-candidatos e partidos já estão nas ruas atrás de votos. A cobertura completa dessa primeira fase pode ser acompanhada na página especial de Eleições 2012.

Antes da oficialização das candidaturas e da propaganda eleitoral, o hotsite de Eleições 2012 terá à disposição dos eleitores alguns conteúdos de serviço, como o Guia do Eleitor . Nele, além de encontrar respostas a Perguntas Frequentes como regras e documentação necessária para votar, o eleitor pode solucionar dúvidas sobre o Título Eleitoral e o funcionamento da Urna Eletrônica .

Há, também, a sessão De olho no candidato , que detalha os direitos e os deveres dos postulantes durante a disputa e mostra como denunciar um candidato que comete irregularidades.

Todas as datas previstas no Calendário Eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral podem ser conferidas na ferramenta do iG . Ao longo do ano, o calendário será atualizado com eventos relevantes tanto para o eleitor, como datas e horários de debates, como para partidos, como prévias e convenções.

Para facilitar a localização de reportagens referentes a disputas municipais específicas, as notícias do hotsite podem ser encontradas tanto na lista gera l como nas listas por Estado como São Paulo, Rio, Minas e Ceará.

Além das equipes de reportagem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e correspondentes, a cobertura de eleições do iG conta com análises do colunista Luciano Suassuna , diretor de Jornalismo do iG. Direto de Brasília, o chefe da sucursal do iG na capital federal, Tales Faria , traz informações de bastidores e curiosidades do mundo político, na coluna Poder Online. De São Paulo, Jorge Félix fala sobre temas do momento que estão na fronteira da política com a economia, na coluna Poder Econômico.

Tanto no primeiro turno, dia 7 de outubro, como no segundo turno, dia 28 de outubro, o iG terá apuração em tempo real dos resultados em todo o Brasil. As informações oficiais serão atualizadas no iG ao mesmo tempo em que forem divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ao longo das Eleições 2012, a cobertura política do iG não para. O internauta pode encontrar reportagens e entrevistas exclusivas sobre o governo federal, ministérios, Congresso Nacional, denúncias de corrupção e outras notícias na editoria de Política , do Último Segundo .

    Leia tudo sobre: eleições2012igguia do eleitorcalendário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG