Em Portugal, Dilma promete 'atenção' ao país

Presidenta passa o dia em Coimbra para depois participar de homenagem ao ex-presidente Lula

EFE |

Ao chegar nesta terça-feira (29) a Portugal para uma visita oficial de dois dias, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a conceder toda a atenção ao país, que atravessa sua pior crise política desde que recuperou a democracia em 1974. A presidenta, que ao sair do Brasil chegou a dizer que não teria conversas políticas durante a visita, participará de homenagens prestadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva .

Presidência da República
Presidenta Dilma Rousseff na chegada a Lisboa, Portugal
O avião oficial da presidenta pousou na manhã desta terça-feira (29) no aeroporto militar de Figo Maduro, próximo a Lisboa, pouco antes da cerimônia de entrega do prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa a Lula. Dilma, então, seguiu direto para Coimbra, a 200 quilômetros ao norte de Lisboa, onde visitou a Universidade de Coimbra.

Em declarações a uma emissora de televisão portuguesa antes de sua chegada a Portugal, a presidenta negou que o Brasil tenha deixado as relações com a Europa e Portugal em segundo plano e afirmou que há uma "relação especial" com a antiga metrópole.

"Pela minha parte pode ter a certeza: darei a Portugal toda a atenção", destacou Dilma, que visita o país poucos dias após a queda do Governo do primeiro-ministro José Sócrates, em meio à crise econômica que ameaça Lisboa a solicitar resgate financeiro à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

A agenda oficial da presidenta tem início nesta quarta-feira (30) quando a presidenta assistirá à cerimônia de concessão do título "doutor honoris causa" a Lula na Universidade de Coimbra.

    Leia tudo sobre: dilma roussefflulaportugal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG