Em Porto Alegre, PT volta a ter papel de destaque em 2012

Com Tarso Genro no governo do Estado, partido volta a atuar como protagonista na disputa

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

AE
Manuela ganha espaço entre os pré-candidatos à Prefeitura de Porto Alegre
Com quase quatro minutos no horário eleitoral gratuito e a força de um governador eleito no primeiro turno, o PT reassume a condição de protagonista na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, cidade que governou durante 12 anos.

O PT gaúcho pode se aliar à deputada Manuela D’Avila (PC do B), apoiar a reeleição de José Fortunati (PDT) ou lançar candidato como próprio o ex-prefeito Raul Pont. A palavra final deve ficar com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

Em reunião realizada na semana passada, em Porto Alegre, Tarso admitiu à direção nacional do PC do B a possibilidade de apoiar Manuela. “O governador nos disse que sua intenção é reeditar a aliança que o elegeu no primeiro turno com PC do B, PT e PSB”, disse o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo.

Manuela é líder na pesquisa realizada pelo instituto Methodus em março com 25% contra 21% de Ana Amélia Lemos (PP), 17% do atual prefeito José Fortunati (PDT), 13% do petista Raul Pont e 6,5% de Onyx Lorenzoni (DEM).

Pont, que já comandou a cidade e é um dos líderes da Democracia Socialista – corrente interna da esquerda petista – tem se colocado como candidato mas, segundo dirigentes nacionais, a última palavra deve ficar mesmo com Tarso. “O governador pode apoiar a Manuela ou o atual prefeito, em troca do apoio do PDT para a reeleição em 2014”, disse um dirigente petista.

A aliança com o PDT, no entanto, esbarra na proximidade do partido com o PMDB, rival histórico do PT no Estado. Na eleição do ano passado, o PDT gaúcho se aliou ao peemedebista José Fogaça para o governo e contrariou a orientação nacional de apoiar Dilma Rousseff para a Presidência, o que provocou um racha liderado pelo ex-governador Alceu Colares. Segundo pessoas próximas, Tarso ainda não decidiu sua posição nas eleições de 2012.

    Leia tudo sobre: eleições 2012porto alegrerio grande do sulpt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG