Em NY, Dilma admite ‘frio na barriga’ sobre discurso na ONU

Dois dias antes de ser a 1ª mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU, presidenta diz que "sempre" fica nervosa

Carolina Cimenti, em Nova York |

Depois de discursar duas vezes em eventos das Nações Unidas, a ONU, a presidenta Dilma Rousseff admitiu nesta segunda-feira estar com "frio na barriga" sobre seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, na próxima quarta-feira. Quando perguntada se estaria nervosa, Dilma respondeu que sim. "Ah, ao falar em público assim sempre dá frio na barriga", admitiu.

Aproveitando a viagem aos EUA, a presidenta passeia pela cidade entre compromissos oficiais. Entre o seu primeiro e segundo evento na ONU hoje, Dilma visitou o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) com a sua filha, Paula. Na sua primeira tarde na cidade, no domingo, a presidenta visitou o Museu Metropolitan.

Reprodução
Dilma é capa da Newsweek
Newsweek

Acho que lembra muito filme de velho oeste. Achei muito boa”

Dilma também comentou a reportagem de capa da revista americana Newsweek, intitulada “não mexa com a Dilma” ( Don’t mess with Dilma! ) . “Acho que lembra muito filme de velho oeste. Achei muito boa”, disse a presidenta.

Discursos

Pela manhã, Dilma voltou a defender a quebra de patente de alguns medicamentos para tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, e acesso gratuito a medicamentos para população de baixa renda para tratar essas doenças.

Depois, alertou para o fato da desigualdade socio-econômica das mulheres poder aumentar ainda mais nos próximos meses com a crise econômica. “São as mulheres as que mais sofrem com a pobreza extrema, com o analfabetismo e com as falhas do sistema de saúde. A crise econômica pode agravar esse cenário, intensificando a feminização da pobreza, por isso combater as consequências e também as causas da crise é essencial”, disse a presidenta.

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffONUNova Yorknewsweek

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG