Dutra espera apoio de Kassab a Dilma caso ele entre no PMDB

Para o presidente do PT, ingresso do prefeito de São Paulo no PMDB não vai influenciar escolha do presidente da Câmara

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse hoje, em Guarulhos, que espera que Gilberto Kassab (DEM) passe a apoiar o governo Dilma Rousseff no caso de o prefeito de São Paulo realmente entrar para os quadros do PMDB. “Como ele vai integrar o partido da base aliada, espero que o Kassab passe a ser um prefeito que apóie a Dilma”, disse Dutra.

Questionado se nesse eventual apoio haverá uma via de mão dupla, ou seja, se o PT de São Paulo apoiará Kassab na Prefeitura, Dutra sorriu e disse que esta é uma situação mais complicada porque existem vários casos em que, apesar da aliança nacional, o PT e outros partidos da base aliada são adversários na política local.

Dutra disse também que a eventual ida de Kassab para o PMDB não vai alterar em nada a composição das bancadas na Câmara dos Deputados e, portanto, não influenciará na escolha do presidente da Casa.

O que tem sido comentado nos bastidores da política é que Kassab poderá levar até seis deputados federais eleitos pelo DEM para o PMDB. Mas, para que eles não percam o mandato, devem ser expulsos do partido ou fundar outro partido ou ainda aproveitar a janela de troca de partidos, que é um projeto que está em gestação na Câmara.

Dutra, no entanto, não descartou a possibilidade de a janela ser aprovada ainda na atual legislatura. “A janela não é para agora. Deve ficar para a próxima legislatura. E não vai ter efeito prático neste momento sobre o tamanho das bancadas”, completou o presidente do PT, que participa de reunião do partido em Guarulhos.

    Leia tudo sobre: DutraPTKassabPMDBDEM

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG