Dilma recebe senador John McCain nesta segunda no Planalto

Presidenta foi convidada por Obama para ir aos EUA entre março e abril

Andréia Sadi, iG Brasília |

Uma semana após tomar posse, a presidenta Dilma Rousseff recebe nesta segunda-feira, em Brasília, o senador americano John McCain, candidato derrotado na eleição nos EUA em 2008 por Barack Obama. O encontro está marcado para as 15 horas, no Palácio do Planalto, após a reunião de coordenação política com ministros do governo.

No último domingo, recém-empossada, Dilma já havia recebido lideranças internacionais no terceiro andar do Planalto, como o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, e José Socrates, de Portugal. Os primeiros encontros bilaterais marcados pela presidenta não incluíram, no entanto, a secretária de Estado americana Hillary Clinton.

O governo dos EUA chegou a pedir um encontro, mas com a agenda da presidenta lotada, Hillary ficou de fora.As conversas entre a presidente e Hillary acabaram por ocorrer na própria fila de cumprimentos, no Palácio do Planalto, no dia da posse. Outra conversa estava prevista para o coquetel no Palácio do Itamaraty, mas Hillary saiu antes de Dilma chegar.

Primeira autoridade a entrar no Itamaraty, a secretária também foi a primeira a ir embora, antes das 19 horas - Dilma chegou às 19h30. Embarcou direto para os Estados Unidos. Nos bastidores, Hillary também conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , o ex-chanceler Celso Amorim e o novo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Segundo assessores de Dilma, a convite de Obama, a presidenta deverá visitar os Estados Unidos entre março e abril.

    Leia tudo sobre: dilmaeuamccainreuniãopolíticabrasília

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG